Só olha pra trás, quem está na frente.
Pra ir em frente, só olhando pra trás.
De onde vamos? Para onde ficamos? Estamos!?
Qual distância o ponto está do nosso olhar?
Aonde é o ponto do olhar em movimento?

A série “Você É Minha Primavera” foi o espelho. Nele a personagem, num determinado momento, fala para seu namorado que ele é um retrovisor de sua vida. Parei e anotei. Não costumo fazer isto. Parei e anotei feito uma foto daquela frase: um retrovisor da vida. Já não era mais texto, mas a imagem que me veio do que vemos num retrovisor de um carro em movimento. A gente seguindo em frente e a paisagem ficando pequena cada vez que mais fica para trás. Inspirei fundo e fui... Lembrei da foto do cocho em Aparados da Serra e fiz o primeiro teste com ela. Escolhi outras fotos e apliquei o mesmo método. No Grupo de Estudos, surgiu a ideia que a foto dos meus pés deveria ser diferente, que eles, os pés, ficassem imóveis e o fundo fosse em frente. Fiquei. Afinal, do que nos aproximamos cada vez que mais nos afastamos? Afastar e aproximar me levaram a inverter a ordem da foto do abrigo no Castelo de Açu: ela começa pequena e vai crescendo. E cada uma dessas paisagens, passagens, de vida com alegria, tristeza, indiferença e tantos sentimentos é única. Sem amarras, sem histórias interligadas. É o piscar do momento, o movimento estanque. O filme que passa na cabeça quando vemos a vida que passa no retrovisor.

Fotos, diagramação e edição: Noni Levinson
Trocas de ideias: Grupo de Estudos Claudia Tavares
Música: Bolero de Ravel - Maurice Ravel
Just look back, who's in front.
To go forward, just looking back.
Where are we going? Where do we stay? Are we!?
How far is the point from our gaze?
Where is the moving gaze point?

The show “You Are My Spring” was the mirror. In it, the character, at a given moment, tells her boyfriend that he is a rear-view mirror of her life. I stopped and wrote it down. I don't usually do this. I stopped and jotted down as a picture of that sentence: a rear view of life. It was no longer text, but the image that came to me of what we see in the rearview mirror of a moving car. We are moving forward and the landscape is getting smaller and smaller as it is left behind. I took a deep breath and went... I remembered the photo of the trough in Aparados da Serra and did the first test with it. I chose other images and applied the same method. In the Study Group, the idea arose that the photo of my feet should be different, that they, the feet, should be immobile and the background should go forward. I stayed. After all, what do we get closer to each time we get further away? Zooming in and out led me to reverse the order of the photo of the shelter in Castelo de Açu: it starts small and grows. And each of these landscapes, passages, of life with joy, sadness, indifference, and so many feelings is unique. No strings attached, no interconnected stories. It's the blink of the moment, the tight movement. The movie that goes through your head when you see life in the rearview mirror.
Photos, layout and editing: Noni Levinson
Brainstorm: Grupo de Estudos Claudia Tavares
Music: Bolero de Ravel - Maurice Ravel

Veja mais... | You may also like